A madeira de Paulownia.


 

Por causa de seu baixo peso, a madeira de paulownia é usada na fabricação de peças de estruturas aeronáuticas como barcos, pranchas de surf, esquis e snowboards.

 




Também é apreciada na fabricaçao de recipientes e paletes para transporte.

Recentemente, este tipo de madeira foi preferido para as soluções internas na fabricação de automóveis.

 




Outro exemplo é que seu baixo teor de humidade faz que não se deforma como outras peças de madeira.  E isto é devido ao seu fibrosa que é rígida, e na estrutura particular das suas células.

Por isso, a arvore paulownia é a alternativa preferida como material para saunas e móveis. Suas características sao adequadas para brinquedos, cortinas, pisos e também especialmente para instrumentos musicais.






A única desvantagem da madeira paulownia frequentemente citada é sua fraca dureza. Por isso,  é usada para sua leveza, mas com uma madeira mais dura. A diferença de custo de um tal produto, em comparação com o mesmo produto feito inteiramente de madeira dura é significativa.

 



Não vamos deixar de mencionar que a madeira paulownia não é atacada por cupins. É muito popular em lugares como o Brasil. A razão é que, ao contrário das espécies de crescimento rápido do género Quercus, onde os taninos acumulam nas folhas, Paulownia deposita os taninos na madeira, o que o torna resistente a invasão dos cupins e das  formigas carpinteiras.

 



Na lista de qualidades não exaustivas de essa madeira,  podemos adicionar sua fineza, mas também a ausência de nós. Uma outra característica interessante é a possibilidade de ser perfurado por um parafuso até ao fim, sem rachaduras.



As particularidades da madeira de Paulownia e sua densidade muita baixa e, especialmente, sua quase completa ausência de deformação durante o secagem. É extremamente fácil de trabalhar e de polir. Ela é amplamente usada para fazer móveis e inúmeros pequenos objetos.